BLOGGER TEMPLATES AND Gaia Layouts »

31 de jan. de 2010

A Voz de Michael

Voz de anjo, de menino, de moleque...
Uma voz doce que se transformava com a música!

Uma voz que canta, e encanta... embala nossos corações!

Há muito tempo, surgiu mais um entre os tantos boatos a respeito de Michael: ele teria tomado, a mando de seu pai, Joseph, injeções de hormônio feminino pra que sua voz não mudasse a medida que ele crescia e assim, continuasse aguda e comercial.

MENTIRA!!! Mais uma entre tantas mentiras...

Michael cresceu, sua voz mudou, se tornou mais grave embora ainda suave. Mas ele continuou conseguindo atingir notas agudas, ainda mais aperfeiçoadas pelo seu instrutor de voz Seth Rigs.

Michael tinha uma voz que além de bela e única, era potente. Vejam o que Seth disse na época da turnê "Bad" a respeito da voz de Michael:

"Ele é um tenor com alcance de três oitavas e meia. Ele vai de mi menor a sol e de lá a dó maior. Muita gente acha que é um falsete mas não é. É tudo ligado, o que é extraordinário. Durante seus exercícios vocais ele ergueu os braços e começou a girar enquanto segurava a nota. Perguntei por que ele estava fazendo aquilo e ele disse: 'Posso ter de fazer isso no palco, portanto quero ter certeza de que é possível'. Nunca tinha visto nada assim antes. Achei que talvez devesse fazê-lo parar para que ele se concentrasse na voz e deixasse pra dançar depois. Mas pensei: se ele consegue, deixa ele."

Pouco antes de Michael partir da Terra, devido aos boatos mentirosos de tablóides que diziam que Michael estava fraco, doente e até canceroso, muita gente acreditava que ele usaria playback durante seus shows em Londres.

Grande fã de Michael, Akon, que havia garantido seu lugar nos shows o mais próximo possível do palco chegou a dizer que não acreditava que Michael fosse soltar a voz ao vivo. "Ele vai se apresentar, mas não cantar", disse Akon na época.

Mas o filme This is It com os ensaios para a turnê que começaria em Londres e depois se tudo desse certo correria o mundo, desmentiu essa história mostrando um Michael cantando vigorosamente embora poupando um pouco a voz pra usá-la em sua capacidade máxima na turnê.

Como foi dito por um dos músicos de Michael no DVD This is It (extras), ele veio de uma época em que o artista cantava e dançava ao mesmo tempo, sem embroamação, sem truques! Foi assim que Michael aprendeu e era assim que ele fazia... Ele era diferente da maioria dos postars surgidos a partir da década de 80, porque ele já estava lá antes quando o artista era ARTISTA.
fonte: Elisa Barreto

0 Comments:

Post a Comment