BLOGGER TEMPLATES AND Gaia Layouts »

6 de mar. de 2010



A cruz (†) do grego Staurós, do latim Crux, é uma figura geométrica formada por duas linhas ou barras que se cruzam em um ângulo de 90°, dividindo uma das linhas, ou ambas, ao meio. As linhas normalmente se apresentam na horizontal e na vertical; se estiverem na diagonal, a figura é chamada de sautor, ou aspa.

Apesar de ter sido difundida pelo cristianismo como símbolo do sofrimento de Cristo à crucificação, a figura da cruz constitui um ícone de caráter universal e de significados diversificados, amparados por suas inúmeras variações. A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões. Ela normalmente representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), ou então a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e mundano, na linha horizontal.

Seu modelo básico traz sempre a intersecção de dois eixos opostos, um vertical e outro horizontal, que De acordo com o estudioso Juan Eduardo Cirlot, ao situar-se no centro místico do cosmos, a cruz assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a Deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação.Para alguns representa lados diferentes como o Sol e a Lua, o masculino e o feminino e a vida e a morte, por exemplo. É a união dessas forças antagônicas que exprime um dos principais significado da cruz, que é o do choque de universos diferentes e seu crescimento a partir de então, traduzindo-a como um símbolo de expansão.


É possível detectar a presença da cruz, seja de forma religiosa, mística ou esotérica, na história de povos distintos (e distantes) como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.

Na subcultura Gótica, este símbolo geralmente é a representação da tortura ou angústia.

Provavelmente esta definição tenha o sentido original, já que em Roma antes mesmo da morte de Cristo, era usado para esta finalidade. Uma das formas de condenação à morte consistia em atar ou pregar condenados em uma cruz, fazendo os mesmos padecer terrivelmente.

Não se sabe quando a primeira cruz foi feita; depois dos círculos, as cruzes são um dos primeiros símbolos desenhados por crianças de todas as culturas. Algumas das imagens mais antigas de cruzes foram encontradas nas estepes da Ásia Central e algumas em Altai. A cruz na velha religião altaica chamada Tengriismo simboliza o deus Tengri; ela não era uma cruz alongada, lembrava mais um sinal de adição (+).

Os primeiros livros cristãos da Armênia e da Síria traziam evidências de que a cruz se originou com povos nômades do leste, possivelmente uma referência aos primeiros povos turcos. Em velhos templos armênios, algumas influências de estilo turco são encontradas nas cruzes.

Vi a cruz no sobre tudo de mike e fiquei intrigada!

Mais não consegui a imagem se alguém conseguir por favor poste ok

fonte: byanca jackson

1 Comment:

  1. Anônimo said...
    gostaria de saber sobre um tipo de curz que vi desenhada no porão da casa de um amigo meu, ela parece uma cruz ansata, a cruz egipsia, porém tem um detalhe: em vez de um traço horizontal, ela tem 2 traços paralelos, e foi desenhada tres vezes, uma cruz isolada, e outras duas juntas, ao seu lado direito.
    Gostaria de um eclarecimento, pois têm ocorrido fatos estranhos na casa, esse amigo meu quem desenhou as cruzes quando era menor, e conta que até os 14, 15 anos não conseguia dormir em seu quarto, que fica bem em cima da região onde foram feitos os desenhos... Toda vez que estou no porão, sinto presenças estranhas, gostaria realmente de um esclarecimento. meu email é tef_hellokitty@hotmail.com se alguém tiver conhecimento sobre esse simbolo, pois já o vi antes, mas ainda não encontrei nada conclusivo sobre ele. Obrigada

    Tef

Post a Comment