BLOGGER TEMPLATES AND Gaia Layouts »

29 de jan. de 2010

Deborah Landis, a estilista que criou a Jaqueta Vermelha de Michael Jackson em "Thriller"



Deborah Nadoolman Landis é, por todos os parâmetros, uma estilista realizada. A autora de "Dressed", um livro sobre a história dos figurinos de Hollywood, trabalhou em mais de uma dúzia de filmes, foi indicada para um Oscar por seu trabalho em "Coming to America", e recentemente foi nomeada para o David C. Copley Chair for the Study of Costume Design at UCLA.


Mas. talvez o trabalho pelo qual Landis seja mais conhecida é um curta-metragem de 14 minutos do qual você pode ter ouvido falar: "Thriller", co-escrito e estrelado por Michael Jackson. Landis, colaborando com o marido, o diretor John Landis ( "Animal House", "Trading Places"), criou a jaqueta vermelha que virou ícone e foi imitada no mundo inteiro. Na época, ela diz, Jackson aos 25 anos, pesava apenas 45 quilos, com 66 centímetros de cintura ( "exatamente a mesma altura e peso, como Fred Astaire"), e um dos desafios que enfrentou estava em fazer o artista parecer mais "viril". Landis também se juntou a Jackson para criar o figurino nas cores preto e branco usado no seu vídeo de "Black or White", em 1991.

No dia seguinte à morte de Jackson, Landis foi bombardeada com pedidos de amigo no Facebook e bilhetes de fãs, alguns dos quais ela compartilhou comigo, embora possa parecer "embaraçosamente auto-promoção", diz ela. Numa nota escrita por um estudante de cinema em Nova Orleans, lê-se:

Eu só queria escrever para dizer que você é a razão (junto com a música de Michael) de "Thriller" ser a canção/vídeo do país. A jaqueta de couro vermelho tornou-se simbólica e elogiada em todo o mundo. Sempre que uma jaqueta semelhante à do figurino de Michael Jackson é mencionada é referida como "A Jaqueta Thriller ". Cada geração quer ou teve uma "JaquetaThriller".

Eu falo com Landis por telefone de Londres, onde ela está atuando como curadora de uma exposição de figurinos a ser exibida no "Victoria and Albert Museum". A exposição, programada para lançamento em 2012, terá um nome apropriado: "Ícones".



Qual foi a inspiração por trás dos figurinos de Jackson em "Thriller"?

Bem, "Thriller", ao contrário da maioria dos vídeos de música, foi criado a partir do conceito artístico, originalmente feito para sair com o re-lançamento de "Fantasia". Era um curta-metragem, não um vídeo, que é uma coisa importante de se diferenciar porque [o curta] tem um arco narrativo. Então, todos nós, a equipe, os designers de produção, toda a gente tinha um script para seguir.

Parte da razão pela qual John [Landis] decidiu usar Ola Ray foi que ele sentia que ter uma mulher na história tornaria Michael mais viril, assim eu queria fazer isso também. Então, quando pensei sobre a jaqueta de Michael, houve um tremendo cuidado quanto a ela. Eu tinha esboçado visuais diferentes, mas eu o encontrei, finalmente, uma vez que me deparei com a jaqueta com os ombros estendidos em V, e era isso. É vivo e estruturado, e eu queria uma boa silhueta. O V na jaqueta realmente faz eco à forma piramidal da coreografia. Ele é a cabeça da divisa, e eles fazem seu trabalho descendo à rua em direção ao espectador.

Eu gostaria de dizer que todo o projeto é coeso. Imagine, eu estou lendo o script, e quando finalmente chego ao fim, o desenlace, o crescendo da dança no beco com os mortos-vivos, eu sabia que tinha de tê-lo em uma cor que seria absolutamente pop fora da tela. Havia muito nevoeiro e mistério no cenário, muito preto, branco, bege, cinza, marrom, e eu pensei comigo mesma: qual a cor que realmente se destacaria? Então, eu escolhi o vermelho. Michael nunca tinha usado um figurino vermelho em sua vida antes, e eu realmente lhe vendi isso. Você verá que ele é livre de ouro, pregos, correntes, metais, qualquer tipo de ornamentação ou reflexos. Suas calças eram apenas jeans brancos, tingidos de vermelho por mim, para combinar com a jaqueta.


O que fez Jackson achou do traje, quando viu os jornais?

Quando Michael viu os jornais, ele adorou. Filmamos durante uma semana inteira, e, como muitos atores e dançarinos, ele tinha que se sentir confortável em suas roupas. Ele tinha que ser capaz de se mover. E não havia nada de elasticidade nesse figurino! Mas Michael ainda assim o amava, e ele era um sonho para se trabalhar junto. Ele confiou em mim. E ele confiava em John. Isso era realmente importante para Michael.


Vários itens pessoais de Jackson e peças de figurino estão agora para ser leiloados por milhares de dólares.Quanto custou para fazer o figurino de "Thriller"?

Não muito, posso dizer-lhe isso. Só fiz duas jaquetas, a do anfiteatro, e depois a jaqueta do zumbi. Eu mesma as cortei, e pus sobre ele com um alfaiate. Não poderia ter sido mais do que um par de milhares de dólares no total.


Você tem alguma idéia de que você estivesse criando esse figurino e de que tipo de impacto ele teria sobre o mundo?

Você nunca tem. Uma das minhas histórias favoritas foi quando Steven Spielberg me chamou e disse: "Deborah, vamos fazer esse filme de aventura, realmente de baixo orçamento." E eu disse que tudo bem, todos nós recebemos o mesmo preço se algo é um sucesso ou um fracasso. Estamos apenas fazendo o mesmo trabalho. Esse filme foi chamado de "Os Caçadores da Arca Perdida". Eu não conheço ninguém que, só de ler um script ou trabalhar em um filme, sabe que ele será um grande sucesso. É inacreditável para mim que eu estivesse no lugar certo, na hora certa, pelo menos, duas vezes na minha carreira, e uma dessas vezes foi em "Thriller". Claro, é meu trabalho, mas foi o carisma inacreditável e a dança de Jackson, sendo dirigido por Landis, e eu apenas estava lá com o design.


Mais tarde, em 1991, você trabalhou com Jackson em seu vídeo da música "Black or White". Naquele momento sua aparência mudara significativamente. Quais eram os seus pensamentos sobre isso?

Eu tenho trabalhado com tantos astros de cinema, mas Michael e eu, éramos amigos pessoais. Eu e meu marido fomos com Michael para a Disneyworld juntos, passamos momentos maravilhosos juntos, então nós éramos próximos. Eu sei que ele tinha um monte de problemas emocionais. Francamente, eu não podia julgá-lo.


Mas era óbvio que ocorreu algum tipo de transformação

Sim. Isso é realmente triste. Ele estava sempre insatisfeito consigo mesmo, ele exigiu de si mesmo mais do que qualquer um. Mas é por isso que ninguém dançou como ele. Você sabe, ele nem sequer precisa de uma fantasia. Assim como todos os grandes artistas, ele não tem que confiar em adereços, e nunca teve de contar com uma luva ou chapéu para ser o maior. Nem Elvis - ele não precisava do macacão. Michael estava tão fantástico na sala de ensaios como ele estava no Madison Square Garden - camisa branca, camiseta branca, calças pretas, e você o tinha o mais perfeito possível.

Você se lembra da última vez que falou com ele?

Ficamos amigos há anos, nós ligamos para sua casa há apenas um par de meses atrás. Ele falou com John. Ele sempre perguntava o que eu estava fazendo, e como as crianças estavam. Ele era muito, muito doce. Eu ainda não consigo acreditar que ele morreu, eu estou tão triste. Ele era como uma estrela cadente.



Fonte: Rei do Pop - The Wall Street Journal

0 Comments:

Post a Comment